Ao longo de todo o período, as preferências eleitorais, no caso das eleições na França em 2022, primeiro turno, variaram lentamente. Mudanças mais rápidas, da ordem de 1 ponto percentual ao dia para o candidato Mélanchon, de 0,6% ao dia para Le Pen e de menos 0,3% ao dia para a candidatura Macron, só ocorreram nas últimas semanas.
Essa rápida variação das preferências dos eleitores nos últimos dias, com intensidade muito maior do que tinha sido até então ao longo da campanha, pode ser devida a uma espécie de voto útil", tanto à direita como à esquerda ou à intensificação das mobilizações de militantes e de outros agentes de propaganda.
As eleições de 2018 no Brasil ilustram uma situação similar. Ao longo das campanhas, as preferências pelas candidaturas permaneceram praticamente inalteradas, mas nas últimas 3 ou 4 semanas, houve uma forte variação, como mostra a figura abaixo (da Wikipédia, verbete "Eleição presidencial no Brasil em 2018"). Nas últimas semanas, a candidatura Haddad aumentou cerca de 1% ao dia enquanto a outra candidatura aumentou cerca de 0,7% ao dia.
Tal situação foi, possivelmente, fruto de uma intensificação das disputas: se, de um lado, houve um claro aumento da militância em favor da candidatura Haddad nas últimas semanas, do outro lado, é possível que esse aumento da militância tenha provocado uma reação dos grupos defensores de uma candidatura mais à direita.
Segundo turno Brasil 2018
O segundo turno de 2018 também apresentou uma característica similar, com uma forte variação da preferência do eleitorado em um período curto. A figura a seguir é do mesmo verbete da Wikipédia já citado.
Conclusão
Não há variações significativas ao longo das campanhas, com exceção das últimas poucas semanas.
Ao longo do período, as pequenas variações são encobertas pelas flutuações estatísticas e pelas diferentes metodologias adotadas pelas instituições de pesquisa eleitoral.
Mesmo as mais intensas variações, aquelas que ocorrem nas últimas semanas ou mesmo últimos dias antes das eleições, raramente atingem 1% ao dia.
As empresas de pesquisa eleitoral costumam divulgar os resultados chamando a atenção para as variações em relação às últimas pesquisas feitas por elas, induzindo a leituras irrealistas.
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