Análise de pesquisas eleitorais após março 2022 Atualização em 20 maio

Este blog migrará para https://dataveniaajustes.blogspot.com/

 Análise dos dados de pesquisas eleitorais feitas após final de março de 2022 (após definição de chapas e de candidatos, ainda que não em definitivo)








No gráfico são mostrados os resultados de pesquisas para os candidatos Lula e Bolsonaro;  pesquisas realizadas após 1/4. A data considerada da pesquisa corresponde à data (média) de sua realização, não a data de sua divulgação.

Quando uma pesquisa adota vários cenários, a partir de agora será adotado apenas o cenário mais comum, no caso, com os Lula, B, Ciro, Simone Tebet, Dória e Janones (aqueles que têm pelo menos 1% das preferências em todas as pesquisas).

Os dados não sugerem a existência de uma variação estatisticamente significativa na tendência do eleitorado quanto aos dois candidatos com maiores indicações.

Por enquanto, não parece haver nada que diferencie os resultados das pesquisas feitas em fevereiro e março (analisadas nas postagens anteriores) daquelas feitas após 1/4. 

Os dados começam a sugerir que há uma diferença entre as pesquisas feitas por telefone e presencialmente, como ocorreu com as pesquisas itas nos meses de fevereiro e março, analisadas em outro post: Lula parece ter uma maior quantidade de indicações nas pesquisas presenciais em relação àquelas feitas por telefone; situação inversa ocorre com o segundo colocado.

As oscilações são explicadas apenas pelos efeitos já discutidos em outras postagens: flutuação estatística dos dados; diferenças nas metodologias adotadas pelas empresas de pesquisas; correlação estatística entre as preferências pelos dois candidatos.

Uma análise das causas e das características das oscilações das preferências eleitorais em pesquisa pode ser lida aqui.


Chances de Lula no primeiro turno

A figura abaixo mostra a porcentagem dos votos válidos do candidato Lula no primeiro turno.





Sendo corretas as pesquisas, os dados indicam que, mantida a atual situação, Lula teria entre 47,5 e 49,5 dos votos válidos no primeiro turno (intervalo de confiança de 95%).  Entretanto dado o tempo até a eleição, mudanças devem ocorrer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário